Especialista Em Ortodontia E Ortopedia Facial CRO: 13385
Agende já sua consulta 51-3334.4083 | 98408.2488

Ortodontia e Ortopedia Facial

Dentes alinhados e nivelados, suportados por uma gengiva saudável, influi muito na aparência do indivíduo, interferindo diretamente em sua autoestima. O tratamento ortodôntico pode ser feito em pacientes de todas as idades, desde que estes estejam saudáveis e que sejam respeitados os limites biológicos de cada um.

A primeira característica a ser lembrada é a avaliação do fator idade associado ao tipo de maloclusão. Cada paciente responde de maneira diferente ao tratamento ortodôntico.

Os problemas de maloclusão podem ser hereditários (dentes apinhados ou separados demais, falta ou excesso de dentes, etc.) ou adquiridos (hábito de chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce de dentes, etc.).
Cada tipo de maloclusão deve ser tratada em diferentes idades, dependendo da sua etiologia e gravidade, e algumas devem ser tratadas o mais cedo possível, afim de impedir que os danos causados sejam maiores e irreversíveis. Nos casos de discrepâncias das bases ósseas, o tratamento com o uso de aparelhos ortopédicos deve se iniciar muitas vezes antes mesmo das trocas dentárias, e outras vezes, durante a dentição mista (onde temos concomitantemente dentes de leite e permanentes na boca).
Portanto não deixe de fazer uma avaliação no ortodontista o mais cedo possível, pois somente ele saberá lhe dizer a hora correta para iniciar a correção dentária ou ortopédica de cada paciente.

O tratamento ortodôntico pode ser feito em duas fases: A primeira ocorre numa fase mais precoce, antes da completa erupção dos dentes permanentes, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis (atuando à nível dentário) ou ortopédicos (estabelecendo um correto relacionamento entre bases ósseas, maxila e mandíbula).

Na segunda fase, normalmente o paciente utiliza um aparelho fixo, que proporciona um melhor alinhamento e nivelamento. Com o uso de aparelhos fixos um melhor engrenamento entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo uma oclusão equilibrada.
 

Aparelho Metálico

Os aparelhos fixos matálicos são muito eficientes para todos os tipos de movimentações dentárias, alinhando, nivelando e engrenando os dentes. Eles corrigem quase todos os tipos de maloclusões. Um tratamento com aparelho ortodôntico fixo dura em média 24 a 36 meses, dependendo da seriedade do caso, idade do paciente, da relaçao individual do organismo e cooperação do paciente. São os tradicionais braquetes metálicos, onde o paciente troca as ligaduras (borrachinhas), a cada manutenção.

Aparelho Auto Ligado

Aparelho ortodôntico auto ligado é o aparelho fixo composto por braquetes que não necessitam de ligaduras (borrachinhas), ou fios metálicos que prendam o arco no slot do braquete. As peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior. São particularmente úteis nas correcões de algumas maloclusões.

Aparelho Cerâmico

Aparelho Ortodôntico Fixo Estético de Porcelana ou Cerâmica

Os aparelhos fixos estéticos que utilizamos, os braquetes são feitos de materiais transparentes, cerâmica pura (mantendo assim uma melhor estética se comparando ao metálico). Os braquetes são de alta qualidade, o único do mercado que mantém a estética durante todo o tratamento e  não descasca, proporcionando inteira satisfação e segurança ao paciente. A diferença para o de Safira é a translucidez. O de cerâmica é um pouco mais opaco.
 

Aparelho Safira

 
Extremamente discreto, com peças transparentes que o deixam quase imperceptível. Os braquetes usados aqui são translúcidos, se mimetizando com os dentes naturais. A vantagem dessa opção de braquetes é que ela não amarela ou mancha. A Safira apresenta um resultado estético superior à cerâmica, e é mais resistente ao deslocamento e quebra.