Especialista Em Ortodontia E Ortopedia Facial CRO: 13385
Agende já sua consulta 51-3334.4083 | 98408.2488

Placas Miorrelaxantes (Bruxismo)

BRUXISMO é uma desordem de movimento caracterizada por ranger e/ou apertar os dentes. Existe bruxismo diurno, onde a pessoa aperta ou range os dentes semivoluntariamente durante o dia, e isto tem uma relação com ansiedade e stress. E existe o bruxismo noturno, incluído hoje na classificação internacional das desordens do sono como uma parassonia, ou seja, uma alteração do sono.

As causas são multifatoriais e ainda não totalmente esclarecidas. O fato é que portadores de bruxismo intenso podem desenvolver sinais e sintomas que prejudicam a qualidade de vida da pessoa. O diagnóstico deve ser feito pelo dentista principalmente se for um bruxismo onde a pessoa não range, apenas aperta e portanto não produz barulho que permita outra pessoa alertar a presença do mesmo.

Não existe tratamento para o bruxismo ainda, mas existem formas de controle do mesmo e minimização dos efeitos.

As placas miorrelaxantes executadas e ajustadas corretamente e periodicamente por um dentista qualificado, apresentam uma boa melhora para os pacientes que sofrem com essa desordem. Muitas vezes resolvem sozinhas o problema e outras vezes precisam ser associadas a outras terapias.

Atualmente, o tratamento que tem apresentado melhoras mais significativas, atuando na diminuição da força muscular do apertamento dentário, é a aplicaçao da toxina botulínica no masséter. O que faz o bruxismo se manifestar é o stress, e este por sua vez, quando se manifesta em um individuo com um padrão facial forte e com um masséter potente e com hiperatividade, os efeitos no organismo como um todo são enormes. Ao aplicarmos a toxina neste músculo, que é o mais envolvido na abertura, fechamento e apertamento de boca, tiramos sua hiperatividade, deixando-o com bem menos força. É um dos únicos tratamentos hoje em dia que age no foco do problema, e com os melhores resultados clínicos. As melhoras relatadas pelos pacientes são animadoras, e também consegue tratar aqueles pacientes que sofrem de bruxismo diurno e que não tinham opção de tratamento, pois não utilizavam a placa de dia. As aplicações devem ser repetidas em media de quatro a seis meses, variando de cada organismo, padrão muscular, hábitos e etc...