A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) visa melhorar a função mastigatória, equilibrar o crescimento das bases ósseas quando estas não estao harmônicas, bem como reestabelecer uma correta função de todas as estruturas orais e peri-orais que tem relação direta com a posição dentária. Essas correções são fundamentais para o desenvolvimento de uma dentição saudável e equilibrada, contribuindo para o correto alinhamento dentário, uma correta mastigação, melhora da fala, deglutição e fortalecimento da musculatura da região da cabeça e pescoço.
As técnicas ortopédicas, através de aparelhos especiais, atuam portanto sobre o crescimento dos ossos alveolares e seu desenvolvimento. A época correta de se intervir quando o paciente possui alguma discrepância óssea ou hábito deletério, é portanto antes do pico de crescimento, o que significa muitas vezes antes mesmo das trocas dentárias, dependendo do tipo de problema a ser corrigido. Outras vezes, será necessário intervir durante a dentição mista (quando dentes de leite e permanentes se encontram concomitantemente na boca).
Portanto não deixe de fazer uma avaliação precoce com um ortodontista, pois ele é o unico que saberá lhe dizer a hora correta para começar um tratamento ortodôntico ou ortopédico.
Conheça o que podem ser tratado pela Ortopedia Funcional dos Maxilares:
- Queixo pequeno;
- Queixo para frente;
- Dificuldade para falar;
- Dificuldade para mastigar;
- Dor nos músculos da face;
- Lábios permanentemente abertos;
- Língua avançando entre os dentes da frente.
É importante destacar que, quanto mais cedo for o diagnóstico e a intervenção, melhor será a correção, diminuindo até mesmo o número de casos com indicação cirúrgica tratados na fase adulta.