Quase todas as pessoas podem se beneficiar da técnica do clareamento dentário, exceto menores de 15 anos, por não terem seu esmalte totalmente formado ainda, paciente com doença periodontal grave e gestantes. Utilizamos duas técnicas de clareamento dental, que são indicadas dependendo das características pessoais e anseios do pacientes: clareamento caseiro e o no consultório. Ambos tem resultados ótimos, e podem inclusive ser associados para casos especiais e mais resistentes.
Todo clareamento deve ser precedido de uma profilaxia (limpeza) feita pelo dentista, onde deixamos o dente totalmente limpo para receber o gel e assim ter seu aproveitamento máximo. As manchas extrínsecas de alimentação já são removidas nessa limpeza profunda, e o clareamento atua na camada interna do dente, a dentina, mudando sua cor. Utilizamos os melhores produtos disponíveis e com eficiência comprovada, bem como dessensibilizantes sempre que for necessário, para diminuir a sensibilidade transitória que possa surgir. A sensibilidade hoje em dia é muito menor, pois o tempo de tratamento é reduzido, os produtos não causam tanto desconforto, e temos técnicas para administrar tudo isso, portanto a sensibilidade não é mais um fator limitador à realização do procedimento.
No clareamento caseiro, numa primeira consulta, o dentista irá fazer os moldes, onde serão confeccionadas moldeiras, que serão entregues ao paciente numa segunda consulta, junto com todo kit clareador: necessaire, moldeiras, caixa, cremes dentais e escova dental específica e todas as instruções. O paciente irá utilizar as moldeiras com o gel, ou para dormir, ou durante o dia, de duas a quatro semanas em média. Serão marcadas mais algumas consultas para checar a cor até que se chegue a cor desejada de acordo com a expectativa do paciente, cor de pele e idade. Fake, nem pensar!
Clareamento no consultório: é indicado para aqueles pacientes que querem resultados mais rápidos, ou que não querem dormir com o gel ou usar moldeiras todos os dias. São realizadas três consultas no consultório, com uma semana de intervalo, de uma hora e meia de duração. Serão aplicadas o gel de duas a três vezes em cada consulta.
Em ambas as técnicas sempre ocorre o clareamento, mas cada paciente tem seu grau de branqueamento, que é individual. Para conservar o resultado obtido, cuidar os alimentos pigmentantes e o cigarro, e fazer profilaxias frequentes no dentista.